Animal Center Itupeva

Oftalmologia Pet

A Oftalmologia Veterinária é a especialidade da medicina animal que cuida de todo o trato óptico dos bichinhos - dos pequenos pets, passando pelos domésticos de grande porte (equinos, bovinos), aos silvestres e aves.

As doenças oculares em pets requerem atenção especial. Por se tratar de uma área sensível e muito suscetível às infecções e inflamações, a região ocular dos cães e gatos precisa ser tratada com cuidado, por profissionais que se empenhem em aprimorar seu conhecimento técnico, mas também tenham paixão pelos animais.

De olho nos olhos

Apesar dos pets possuírem olfato e audição aguçados, e não possuírem a visão tão sofisticada quanto a humana, também necessitam de cuidados quanto à saúde ocular.

Embora tenha como principal intuito diagnosticar disfunções oculares, o exame oftalmológico periódico é de suma importância também como preventivo para outros distúrbios; a partir dele, pode-se identificar o surgimento de anomalias e infecções, além de doenças como o Diabetes Mellitus. Ao notar qualquer tipo de anormalidade (irritação, prurido, coceira, erupções e vermelhidões) nos olhos de seu pet, traga-o imediatamente para uma consulta: não negligencie a saúde de seu companheiro!

Cuide da saúde ocular do seu Pet

É importante saber que existem doenças oftalmológicas recorrentes, e algumas raças de cães e gatos possuem mais chances de apresentar doenças oftálmicas do que outras. Muitas delas também podem apresentar doenças congênitas (hereditárias). Os cães das raças Golden Retriever, Sharpei, Rottweiler e Chow-chow, por exemplo, frequentemente apresentam alterações nas pálpebras, e poderão necessitar de tratamento cirúrgico. Outra afecção comum em animais jovens, que também tem indicação cirúrgica, é o prolapso da glândula da terceira pálpebra. Ela surge como uma “bolinha vermelha” no canto dos olhos, causando desconforto e lacrimejamento excessivo. Algumas raças de focinho curto e olhos salientes, como Bulldog, Shit-zu e Lhasa-apso, bem como os gatos Persa, podem ser acometidos por úlceras de córnea, de difícil tratamento e controle, muitas vezes chegando a necessitar de intervenções cirúrgicas. A Ceratoconjuntivite seca, ou seja, deficiência na produção e/ou na qualidade da lágrima, também é uma doença frequentemente diagnosticada, atingindo, entre outros, os Cocker Spaniels, Poodles e Beagles. Glaucoma, catarata, uveíte e descolamento de retina são também alterações oculares que podem afetar os animais de estimação.

Conheça o médico veterinário

Ana Rachel

Sócia-proprietária na Itupeva Animal Center Clínica Veterinária, a M.V. Ana Rachel da Silva Moraes Oliveira é formada em medicina veterinária pela Unesp Campus de Jaboticabal, especializada em oftalmologia veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (membro da Laureate International Universities), monitora da Pós Graduação em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA - Universidade Cruzeiro do Sul - e movida pelo amor aos pets.

Na Itupeva Animal Center, a M.V. Ana Rachel foi pioneira na cirurgia de correção de catarata em animais na cidade de Itupeva. Para este delicado procedimento, conta com uma equipe especializada e o que há de mais moderno na oftalmologia veterinária - desde o equipamento de facoemulsificação até a utilização de lentes intra-oculares.

Localização
Av. Brasil, 700 - Centro - Itupeva/SP
CEP - 13295-000

Telefone:
11 4496-1986 | 11 4591-3351
11 97120-6671
E-mail: contato@animalcenteritupeva.com.br

Horário:
Seg. à Sex. das 08:00 às 20:00
Sáb. das 08:00 às 16:00
Dom. das 09:00 às 12:00